sábado, 31 de janeiro de 2009

TIVE UMA IDÉIA. E AGORA?

Anote-a num pedaço de papel. Depois, respire fundo e medite um pouco sobre ela. Seria uma idéia para um filme? Uma peça de teatro? Um curta? Uma novela? Sendo uma novela, qual o horário? Para cada caso, usamos estruturas muito diferentes.

Depois de respirar fundo, olhe para a sua idéia. Você a anotou em quantas linhas? Duas? Três? Sete? Não importa. Você pode ter tido a idéia depois de ler uma notícia no jornal, depois de uma conversa num boteco, mas elas estão ainda meio confusas. Então faça o que nós chamamos de story line: o resumo da história em cinco ou seis linhas. Começo, meio e fim. Sim, mesmo que seja uma idéia para uma novela de 300 capítulos. E tenha a story line sempre colada junto a si - o risco de se perder o fio da meada, sobretudo quando somos iniciantes, é enorme.

Garoto encontra garota. Garoto perde garota. Garoto conquista a garota.

Em seguida, se concentre em quem vai tocar essa história pra frente: o seu ou sua protagonista. Sim, ele é um personagem, mas tem que ser "redondo". Ter vida própria, trabalho, relacionamentos, dúvidas, religião (se for o caso)... É branco? Preto? Índio? Se a cor da pele for fundamental para que você conte sua história, isso tem que ficar claro. Bole uma vida pra ele. Use quantas páginas for necessário. Mesmo que você não for utilizar no seu texto final. Mesmo que você não mande pro produtor ou pro diretor, mesmo que você mande o texto enxugado, você precisa saber.

Sempre fui noveleiro. Desde os meus 10, 11 anos, gostava de assistir às novelas e dizia: "Quero trabalhar com isso." Aos 14 anos, comecei a bolar histórias e fazia logo uma lista de personagens. Só depois de você ter feito isso é que você pode se preocupar com o percurso narrativo: até porque, so depois disso é que você poderá espalhar as peças pelo tabuleiro. É claro que você, antes disso, poderá ter o resumo de uma história em uma página com a trama principal. Mas concentre-se nos personagens e eles lhe ajudarão a contar melhor a história.

Como é que dizia Machado de Assis? "Palavra puxa palavra; idéia puxa idéia."´

Por enquanto, é só e sei que é pouco. Volto a falar sobre isso. Mas hoje, não: é sábado, né?

Nenhum comentário: